Psicologia aplicada ao trading: Entropia financeira


Por Tiago Karev

Segundo a American Psychological Association é difícil lidar com dinheiro porque valorizamos o presente em detrimento do futuro. Tudo é mais intenso no agora, sabemos que no trading, vencer 100% das vezes é impossivel, pois não se trata de você ter a atitude certa, mas envolve X variáveis complexas que tornam a bolsa uma soma de probabilidades e estatísticas, uma dízima periódica.


Então, enquanto você esta ganhando tudo vai funcionar lindamente em seu cérebro, porém, quando vir a menor perda a espreita, abre-se então a porta do inferno, se você não entender o que esta acontecendo com a sua fisiologia tudo o que foi conquistado vai para o ralo e você desistirá na confrotação com a realidade, jamais você sera uma unanimidade em sua profissão, haverá dias dificéis em que você so precisa seguir no controle do seu trading system, queira vencer a guerra e não à perca por uma batalha. Lembre-se, só é bem sucedido na bolsa, quem está nela. Os melhores traders do planeta são os maiores "perdedores" com uma taxa de acerto em suas operações por muitas vezes abaixo de 50%.


Não, eles não estão falidos, pelo contrário, são os donos de tudo que te rodeia. E qual o segredo? Um gerenciamento de risco disciplinado e resiliência nos momentos ruins. Ganhar mais ao longo do tempo é mais importante do que "acertar mais" isso define um trader senior. Sabemos que 90% dos traders de hoje em breve estarão fora do mercado. A seleção natural ocorre quando não queremos entender a nossa natureza pessoal!



Quer ficar atualizado em tempo real com exclusividade? Participe do nosso canal do Telegram: https://t.me/ecotraderclub

40 visualizações0 comentário